segunda-feira, 9 de setembro de 2013

APRENDER CHINÊS PODE SER EASY?


Mesmo sem ter a pretensão de ensinar de forma plena a língua chinesa aos não nativos, Shaolan Hsueh tem chamado atenção, literalmente, de todo o mundo. Nascida na China, mas atual moradora de Londres, a empresária sentiu a dificuldade do aprendizado deste idioma quando foi ensiná-lo aos filhos britânicos. E com esse desafio em mãos criou o método chineasy (Chine+Easy) que tem por objetivo associar os caracteres chineses a imagens divertidas, “derrubando a grande muralha da língua chinesa”, pontua Hsueh.


Por dois anos, a empresária modelou quase dois mil caracteres chineses e identificou os mais utilizados tornando-os parecidos com peças do brinquedo LEGO, pois ao unir os componentes criam-se frases e expressões. Shaolan ainda explica que apesar dos milhares de caracteres, nem todos são necessários para a compreensão da linguagem. E que com os 200 mais utilizados, uma pessoa é capaz de compreender cerca de 40% da literatura chinesa básica.



Além disso, o Chineasy também conseguiu ajudar crianças com dislexia e Shaolan tem recebido diversas mensagens de pais agradecendo a colaboração.  Segundo a empresária ainda há muito a se fazer, pois tal iniciativa não se aplica apenas a alfabetização infantil, mas foi pensado como uma forma de aproximar ocidente e oriente na troca de experiência em idiomas e culturas.  



Para William Porto, diretor de Traduções e Qualidade da Porto Traduções, iniciativas como a de Shoalan fazem o mundo se comunicar melhor, mesmo que de uma forma inicial, potencializando relações  políticas, econômicas e culturais. “A maioria de nós, ocidentais, tem certo receio dos diversos idiomas dos orientais, mas quando conseguimos, de forma lúdica e criativa, perceber que é somente uma adaptação do nosso entendimento, tudo fica mais leve e criamos o interesse em conhecer ainda mais”, afirma o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário